quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Análise de objeto de aprendizagem

De acordo com o texto analisado" Softwares educativos e objetos de aprendizagem ou aulas com discurso, quadro e giz? A escolha é sua, Professor!".  O autor apresenta a TIC ( tecnologias da informação e comunicação), estão cada vez mais inseridas no mundo do trabalho, dos alunos e agora da escola. Só que não adianta terem nas escolas computadores, softwares. É  necessário que o professor entenda que estas novas tecnologias estão na escola para contribuir´para a transformação desta escola em um espaço que privilegia a contrução colaborativa dos conhecimentos e a relação professor e aluno, o que oportuniza a realização de aulas mais dinâmicas e produtivas.
Isto requer conhecimentos do professor que vão além da formação universitária tradicional, para relacioná-los a importantes conteúdos educacionais.
Estes softwares didáticos necessitam de uma abordagem que vise uma metodologia que contextualize o conteúdo ao processo ensino-aprendizagem.
Com base neste texto:
O software analisado foi o de probabilidade(C:\Users\Catiene\Documents\Pós 0412\probabilidades\mat5_ativ3a.htm). Após analisá-lo percebi que a utilização deste software, pode ser um grande aliado para que o aluno perceba o que é um espaço amostral, como se faz uma pesquisa, que mostre uma das utilizações de probabilidade no cotidiano, inclusive em um momento especial que é o da eleição. Este software demonstra os conceitos de probabilidade e mostra passo a passo como fazer uma pesquisa e saber a probabilidade de algo.
O que senti falta foi dos cálculos realizados, as fórmulas para se chegar ao resultado da pesquisa.
É um software que auxilia muito a aprendizagem do aluno e caberá ao professor depois realizar os cálculos e fórmulas passo a passo para que o aluno aprenda a realizar esta probabilidade sozinho. Na minha opinião o mais importante o software fez, foi mostrar a aplicabilidade real deste conteúdo e passar conceitos básicos e importantes para a realização da pesquisa.
Após conceitos bem definidos o restante fica a cargo do professor, o ensino de fórmulas e cálculos.
É uma ferramenta interessante se bem utilizada e planejada.

2 comentários:

  1. Catiene o endereço do vídeo não pode ser o do seu computador tem que ser um link assim não abre...

    ResponderExcluir
  2. Catiene:

    O link do Objeto na Internet, é:
    http://rived.mec.gov.br/atividades/matematica/probabilidades/atividade3/atividade3.htm

    ResponderExcluir